Em vez das paredes da sala de aula, o Lago Paranoá. Foi dentro de um barco que 50 alunos da Rede Pública do Distrito Federal estudaram na manhã de hoje (27). A aula foi sobre o acondicionamento correto do lixo, coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente. No lugar de professores, dois garis. A Ação foi promovida pela Sustentare Serviços Ambientais, empresa responsável pela limpeza pública urbana de 17 Regiões Administrativas do DF. O evento marcou o lançamento do projeto “Sustentare pela Sustentabilidade” que visa conscientizar a sociedade a utilizar os recursos naturais com responsabilidade.
“Nossa intenção é estimular a prática de ações cidadãs e ambientalmente responsáveis. A ideia é provocar a mudança de hábitos que prejudicam a natureza não só nos alunos, mas em seus parentes e pessoas da área de influência deles”, afirmou Adilson Martins, presidente da Sustentare Serviços Ambientais.
O barco saiu do Parque Ecológico Ermida Dom Bosco e percorreu o lago durante 1h30 minutos. Durante o passeio, Aércio Barros, coletor, explicou aos alunos como acondicionar o lixo corretamente. Segundo ele, o vidro quebrado deve ser enrolado num jornal ou depositado dentro de uma embalagem tetra pak e o espetinho de churrasco deve ser colocado dentro de uma garrafa pet. O mesmo procedimento deve ser feito com agulhas. “Dessa forma não há risco de nós sermos feridos ou contaminados ”, disse. Ariana Silva, varredora, explicou como funciona a coleta seletiva e a reciclagem. Em seguida, as crianças tiveram aula de biologia, ecologia e história de Brasília com o professor Luiz Rios.
As crianças ganharam lanche, camiseta e boné da Sustentare. Viviane Rocha Araújo, de 9 anos, filha de uma varredora da Sustentare, adorou a aula diferente. “Além de aprender muita coisa importante, essa foi a primeira vez que eu andei de barco”, contou a estudante extasiada com a vista de dentro do barco. Já Érika Tavares, de 11 anos, aluna da Escola Classe 303 em São Sebastião, disse ter aprendido a jogar lixo no lugar certo. “Tem uma lixeira só para comida, outra para plástico, outra para papel. Também aprendi a não jogar lixo na rua ou pela janela”, explicou.
Antes de desembarcarem, os alunos foram incentivados a entrar em defesa do meio ambiente. Eles fizeram um juramento, no qual se comprometem a fazer uso racional da água e a não despejarem lixo em locais inadequados. Ao final do passeio, todos ganharam fotos individuais em frente ao barco com a logomarca da Sustentare.
Ao todo, 500 alunos da rede pública serão beneficiados. Serão 10 aulas no barco Mar de Brasília até o mês de novembro, uma a cada mês. Dessa quantia, 200 são filhos de garis que trabalham na Sustentare.