Além de ganhar presentes, 60 filhos de garis da Sustentare Saneamento, empresa responsável pela limpeza pública de 17 Regiões Administrativas de Brasília, comemoraram o Dia das Crianças, na manhã de hoje (8), participando de diversas atividades ecopedagógicas na Escola da Natureza, no Parque da Cidade. A ação faz parte do Projeto “Escola Sustentável”, da Sustentare, e teve por objetivo comemorar a data unindo entretenimento com conhecimentos sustentáveis.
Lorena Jesus, de 12 anos, adorou as atividades. “Aprendi a fazer quadro de papel picado e conheci a casa das minhocas”, disse a filha de um dos garis da empresa, que ganhou um jogo de memória para aprender a falar inglês. Pedro Henrique da Silva, de 10 anos, ficou impressionado ao entrar no viveiro de plantas e ver tanta variedade. Ele também adorou conhecer a casa de adobe e o banheiro ecológico que não utiliza água. “Achei muito legal. Aprendi muitas coisas que eu não sabia”, disse a criança, que ganhou um jogo de xadrez.
De acordo com o presidente da Sustentare, Adilson Martins, a ideia do programa é provocar a mudança de hábitos que prejudicam a natureza não só nos filhos de garis, mas em seus parentes e pessoas da área de influência deles. “Queremos estimular a prática de ações cidadãs e ambientalmente responsáveis”, comenta.
A programação das atividades começou cedo, às 8h. As crianças conheceram todas as áreas da Escola da Natureza, participaram de roda de conversa sobre o bioma cerrado e a importância de sua preservação, e realizaram atividade corporal sobre a educação do corpo. Além disso, fizeram uma trilha na área verde para reconhecimento do bioma e das tecnologias sociais permaculturais (banheiro seco, bacia de evapotranspiração, tanque de captação da água da chuva, minhocário, casa de adobe, viveiro e estufa).
Após o lanche, participaram de oficina para aprender a trabalhar com papéis recicláveis e, em seguida, assistiram à palestra ministrada pelo gari Aércio Barros sobre coleta seletiva e o acondicionamento correto de resíduos sólidos. Na Sustentare, em média, sete garis sofrem acidentes todo mês durante a coleta, em decorrência do acondicionamento incorreto do lixo. Cortes por cacos de vidro são os acidentes mais comuns, mas há perfurações por espetos de churrasco (de madeira, bambu e metal) e por agulhas, correndo o risco de contaminá-los com doenças, como o HIV. “Cerca de 70% dos casos de atestados são por ferimentos dessa natureza”, contou o gari. Ao final, por volta das 11h30, foram entregues os presentes do Dia das Crianças.
O projeto Escola Sustentável é uma ação de responsabilidade social promovida pela Sustentare Saneamento em parceria com a Escola da Natureza, com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF). Essa foi a primeira edição. As próximas serão realizadas com alunos de escolas públicas do DF uma vez ao mês.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil produz 63 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, sendo o quinto maior gerador de lixo urbano do mundo. E o Distrito Federal é uma das unidades da federação que mais produzem lixo no País. Enquanto a média nacional de lixo produzido diariamente por morador é de 1,04 kg, em Brasília é de 1,5 quilo. Esse índice é reflexo da alta renda per capita da região.
Atuando no setor de limpeza urbana desde 1957, a Sustentare Saneamento é responsável pela coleta de resíduos sólidos em 17 Regiões Administrativas do DF, são elas: Guará, SIA, Núcleo Bandeirante, Cruzeiro, Sudoeste, Candangolândia, Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Itapuã, Brazlândia e Varjão. A empresa possui 2.600 funcionários, destes 2.180 são garis, sendo 380 coletores e 1.800 varredores.