Foi realizada na manhã do último domingo, 17, no Lago Azul, a primeira edição do projeto Ecofaxina, que faz parte da programação Junho Verde Azul desenvolvido pela prefeitura de Rio Claro, com apoio do Grupo Escoteiro Marechal Rondon, Corpo de Bombeiros e da empresa Sustentare Saneamento, que subsidiou a alimentação e ofereceu suporte a aproximadamente 80 voluntários que participaram do evento.
A ação teve como objetivo a limpeza do espaço do parque, incluindo as margens do lago, retirando resíduos sólidos que foram descartados inadequadamente. A atividade também foi uma ferramenta de conscientização das pessoas sobre o destino correto do lixo.
Os escoteiros foram divididos em tropas e cada equipe ficou responsável por um setor. Os lobinhos se reuniram na Sala Verde Azul e receberam informações, por meio de atividades lúdicas, sobre preservação de meio ambiente, para que possam ser multiplicadores deste conhecimento.
Os outros dois grupos fizeram um mutirão de limpeza recolhendo grande quantidade de resíduos. Foram encontrados plásticos, vidros, papéis nas margens do lago, assim como nas áreas de lazer, evidenciando que ainda é preciso fazer ações de conscientização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o projeto é inovador em Rio Claro e a ideia é que mais pontos da cidade recebam a limpeza por meio da cooperação de grupos de escoteiros, ongs, etc.
Estiveram presentes na ação, o secretário de Meio Ambiente e presidente do Grupo Escoteiro Ricardo Gobbi, o vereador Júlio Lopes e a Assessoria de imprensa da empresa Sustentare Saneamento.
A Sustentare, como gestora do Aterro Sanitário de Rio Claro, reforça a importância da destinação adequada do lixo para a vida útil do aterro. Uma ação de destaque foi a construção de um galpão para recepção, separação e proteção de pneus e lâmpadas usados. Conforme relatório divulgado pela CETESB em maio de 2018, o aterro Municipal de Rio Claro, teve sua nota aumentada para 8,9 por seguir as normas estabelecidas e prestar serviços de qualidade.