Hoje (16), às 6h30, os garis da Sustentare Saneamento foram recebidos na filial do Distrito Federal com café da manhã em comemoração ao dia da categoria. A partir das 8h, uma equipe se deslocou para a rodoviária de Brasília para fazer uma blitz de conscientização de descarte correto do lixo. Acompanhados do Engenheiro de Segurança da Sustentare, Raphael Carvalho, os garis demonstraram à população como descartar corretamente os materiais perfurocortantes e entregaram panfletos explicativos. Os candidatos a Miss e Mister Garis também desfilaram.
“Todo mês, cerca de sete garis da Sustentare se ferem com vidros e espelhos quebrados, espetos de madeira, seringas, entre outros objetos. Em razão disso, a Sustentare Saneamento decidiu realizar esta blitz com o objetivo de garantir a integridade física dos garis”, explica Williani Carvalho, coordenadora de Projetos e Recursos Humanos da empresa.
São considerados perfurocortantes materiais contendo cantos, bordas, pontas ou protuberância rígidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar, tais como lâminas de barbear, agulhas, resíduos de vidro (potes, pratos quebrados, garrafas), lâmpadas, espelhos, latas de condimento serrilhadas, lascas de madeiras ou palitos. O panfleto ensina o método mais adequado para descartar cada um destes objetos.
Segundo Raphael Carvalho, os acidentes mais comuns ocorrem com vidros quebrados, seguidos de perfuração com espetos de madeira e seringas. “A maioria dos coletores já se machucou mais de uma vez. Já tivemos caso de perfuração total da perna com espeto de madeira, de cortes na mão com vidro que afetaram o movimento dos dedos, fora os casos com perfuração por seringa. Estes são os mais complicados porque não sabemos se a seringa está infectada e o funcionário precisa tomar coquetel anti HIV, além de passar por bateria de exames ao longo de vários meses”, esclarece o engenheiro.