A degradação ambiental é um problema crescente em todo o mundo, pois a interferência urbana continua a extrapolar a capacidade do meio ambiente de se recuperar. Pensando no futuro da nação, a Sustentare Saneamento, empresa responsável pela limpeza urbana de 19 Regiões Administrativas do Distrito Federal, criou o espetáculo Lixo Papão para conscientizar crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. A peça é apresentada gratuitamente no Teatro Dulcina, todas as quartas-feiras, às 10h, para 340 crianças de escolas públicas e privadas.
Desenvolvida para crianças de 5 a 12 anos de idade, a encenação aborda temas como reciclagem, acondicionamento correto do lixo, preservação dos recursos naturais, entre outros assuntos. O roteiro foi criado pelo Departamento de Recursos Humanos da Sustentare em conjunto com a Cia Teatral Ser Cênico, que apresentará a peça. A história personifica o lixo em um ser e mostra o poder de grande destruição do lixo. Um dos atores mais importantes é o gari Aércio Gomes de Barros, que salvará o Planeta Terra.
“O projeto Teatro nas escolas é um projeto de educação ambiental sobre os cuidados que devemos ter com o lixo. É a maior campanha educativa já realizada por uma organização privada sobre o meio ambiente no DF”, afirma Williani Carvalho, idealizadora do projeto e coordenadora de Projetos e Desenvolvimento Humano da Sustentare Saneamento.
Segundo ela, a escola é e sempre será o ambiente propício para disseminar e expandir a consciência de uma maneira lúdica, feliz e inesquecível a todas as crianças e adolescentes. “Em todas as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela empresa, percebemos que quando as crianças são educadas, elas educam os pais, familiares e amiguinhos. É mais fácil conscientizar a criança do que o adulto”, explica Williani Carvalho.
Patrocinado pela Sustentare Saneamento, o projeto Teatro nas Escolas Lixo Papão é realizado uma vez por semana, totalizando quatro espetáculos por mês com a duração máxima de uma hora e meia. As escolas interessadas nas apresentações devem se inscrever no Departamento de RH da Sustentare Saneamento, pelo telefone: 61 3224-2161.
Realidade do lixo no Brasil e no DF
O Brasil produz lixo como país rico, mas o trata como uma nação pobre. São 387 quilos por ano por pessoa, num total de mais de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos descartados anualmente. Apenas 58% do que é coletado têm destino certo e só 3,1% são alvo de coleta seletiva para reciclagem. O Distrito Federal produz 2,7 mil toneladas de lixo por dia. Com elevado poder aquisitivo, Brasília é a terceira cidade que mais gera lixo no país.
Sustentare