A Sustentare Saneamento, em parceria com o Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/Uefs), realizou na terça-feira (15), no auditório 1 do campus universitário, a abertura da segunda turma do projeto de Extensão AlfaGaris. O objetivo é promover a alfabetização dos profissionais de limpeza pública de Feira de Santana. A primeira turma alfabetizou 28 trabalhadores e nesta segunda etapa estão matriculados 26 alunos.
As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h, até o dia 15 de janeiro. Segundo o diretor comercial da Sustentare, Marcel Gelfi, “há 20 anos que trabalhamos aqui em Feira e queremos participar da comunidade da melhor forma possível, ajudando quem precisa, e para nós este projeto está sendo muito gratificante”. Ele ressaltou que o projeto, além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, é importante para reduzir os riscos de acidentes no trabalho.
O pró-Reitor de Extensão da Uefs, Márcio Campos, disse que a Universidade está contribuindo para a formação cidadã dessas pessoas, cumprindo o papel social de alfabetizar e ampliando as possibilidades de crescimento profissional.
Para o trabalhador Cícero da Silva, 47 anos, matriculado na segunda turma, o sonho de aprender a ler e escrever vai ser realizado. “Meu sonho é saber ler para ler a Bíblia, eu nunca pensei em voltar a estudar e hoje já penso. O projeto é uma vitamina para mim, achei forças na Sustentare e na Uefs. Nunca ninguém fez um projeto tão maravilhoso como esse”, considerou.
A coordenadora do projeto, Sineide Cerqueira Estrela, enfatizou a missão de dar aos trabalhadores matriculados o direito de se apropriar da leitura e escrita. O AlfaGaris conta com a colaboração das professoras Irlana Jane Menos da Silva, Maria Cláudia Silva do Carmo, Sandra Nívia Soares de Oliveira. Duas novas alfabetizadoras, Rogéria Mota Silva e Geisa Souza Salomão, alunas do curso de Pedagogia, serão bolsistas pela Sustentare, durante oito meses de vigência do projeto.
Na abertura do evento, houve coffee break patrocinado pela Sustentare, apresentações musicais, roda de Contação de História e participação dos Sussurradores do Núcleo de Leitura da Uefs.
Outros Núcleos
O projeto de alfabetização promovido pela Sutentare Saneamento também é realizado no Distrito Federal. Em três anos, mais de 120 garis já foram alfabetizados. Em março, foram iniciadas quatro turmas com 68 alunos. A intenção é expandir o curso para outras filiais.