Cerca de 120 garis da Sustentare Saneamento participaram do carnaval de Brasília de uma forma diferente, no bloquinho “Folia boa é folia limpa”, que fez parte do bloco de rua Galinho de Brasília. A ideia foi conscientizar a população a se divertir sem sujar as ruas ou avenidas da cidade, descartando o lixo nos locais adequados. Para facilitar a manutenção da limpeza, a Sustentare distribuiu nos 54 blocos de carnaval da cidade 48 lixeiras tipo sorvetão e 70 containeres. Ao todo, 500 garis trabalharam nos blocos de rua do DF.
O bloco “Folia boa é folia limpa” se concentrou às 14h de sábado (6), domingo (7) e segunda-feira (8) no estacionamento da sede da Caixa Econômica Federal, em frente a quadra 4 do Setor de Autarquias Sul. Os garis se fantasiaram com adereços de carnaval, como óculos coloridos, máscaras, chapéus e colares, além de desfilar com vassouras, carrinhos de limpeza e sacos de lixo. Ao término do percurso do Galinho de Brasília, eles realizaram a limpeza do local.
A iniciativa seguiu o mesmo conceito da campanha lançada pelo SLU, denominada Bloco Brasília Limpa, que certificou os grupos carnavalescos mais limpos. “Nossa intenção foi incentivar os foliões a levarem a campanha a sério, e nada melhor para relembrá-los do que um bloco só de garis”, comenta Rejane Oliveira, superintendente regional da Sustentare Saneamento, empresa patrocinadora do Galinho de Brasília.
A Sustentare Saneamento, empresa de limpeza pública fundada há mais de meio século, atua em 19 Regiões Administrativas de Brasília.