Um domingo de outono ensolarado, alegre e educativo. Assim se pode descrever a 4ª edição do “Brincadeiras Ambientais”, realizada no Lago Azul e que reuniu centenas de adultos e crianças. O objetivo foi possibilitar aos participantes aprender sobre importantes questões ambientais por meio de atividades lúdicas e gratuitas, e que se tornassem multiplicadores de práticas sustentáveis. A iniciativa foi da prefeitura municipal com apoio da empresa Sustentare Saneamento, que faz a gestão do Aterro Sanitário de Rio Claro.
Foram três horas de atividades como pintura facial, escultura de bexigas, confecção de pipas, amarelinha com temas ambientais, capoeira e palhaços. Além disso, houve troca de materiais recicláveis por hortaliças e uma banca para doação de livros.
O engenheiro da Sustentare Saneamento em Rio Claro, André Rocha, destaca que a colaboração e participação em ações sociais e culturais é uma das diretrizes da empresa nos locais onde atua. “Além de termos como meta oferecer um serviço de alta qualidade no aterro, buscamos apoiar eventos que integrem e incentivem a comunidade por meio do esporte, cultura e lazer”.
Cristina Barros, moradora do bairro Parque São Jorge, levou três crianças e salientou a importância de ações como essa para as crianças. “Todo fim de semana trago as crianças para passear e neste domingo, com as brincadeiras ambientais, elas puderam aprender de forma divertida sobre meio ambiente.”
A munícipe Caroline Carvalho também elogiou a realização do evento e parabenizou a empresa por oferecer apoio à prefeitura e viabilizar a programação para as crianças.
A Sustentare Saneamento acredita que esta integração entre sociedade civil e empresa privadas atuando na educação é uma das ferramentas mais eficientes que existe para a formação ambiental dos cidadãos.