Nesta segunda-feira (3), às 14h, garis da Sustentare Saneamento, empresa responsável pela limpeza pública urbana de 19 Regiões Administrativas do Distrito Federal, soltaram a voz e dançaram mostrando seus talentos em concurso musical promovido pela empresa. O arranjo musical foi realizado pela cantora Maísa Lameira. Foram 8 inscritos e o vencedor ganhou um violão e uma caixa de som. O segundo, terceiro e quarto lugares ganharam utensílios domésticos. Houve ainda sorteios de cestas básicas para a platéria. O evento foi realizado na sede da empresa, na Avenida das Nações.
A ação faz parte da Semana da Saúde e de Segurança no Trabalho realizada pela Sustentare Saneamento em parceria com órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e o Serviço Social do Comércio (SESC). Do dia 27 a 30 de setembro, pela manhã, os garis fizeram exames de sangue, teste físico e consulta com nutricionista na carreta da saúde do SESC. No período das 15h às 18h houve atendimento dermatológico.
Do dia 3 a 7 de outubro, os garis assistirão palestras sobre riscos de incêndio com brigadistas do Corpo de Bombeiros; sobre doenças sexualmente transmissíveis com agentes da Secretaria de Saúde do DF; sobre como proceder no trânsito (para motoristas) e nas vias (para varredores e coletores) com agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF); sobre violência doméstica com técnicas do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e sobre segurança no trabalho com engenheiros da Sustentare.
“A profissão de gari exige muito condicionamento físico e bastante atenção para evitar acidentes. Nosso objetivo é fazer um trabalho de prevenção de doenças, orientando-os a se cuidarem e a se alimentarem melhor, além de reforçar a importância de cumprir as técnicas de segurança no trabalho”, explica Williani Carvalho, gerente de projetos da Sustentare. Segundo ela, o concurso musical foi criado para descontrair os participantes e identificar talentos.
A Administração da Candangolândia doou tendas, mesas e o palco para o evento.